A segurança no trânsito depende de diversos fatores, dentre os mais importantes está o estado físico e mental do condutor. No Brasil, motoristas profissionais com habilitação nas categorias C, D e E estão sujeitos à obrigatoriedade legal do exame toxicológico de larga janela de detecção.
Neste conteúdo, você entenderá melhor o que é esse tipo de exame, quais são os cenários obrigatórios para motoristas e empresas com profissionais de CNH C, D e E, quem pode oferecer o toxicológico e muito mais.
O que é o exame toxicológico de larga janela de detecção
O exame toxicológico de larga janela de detecção utiliza amostras de cabelo ou pelos corporais para identificar o uso de substâncias psicoativas ao longo de, no mínimo, 90 dias.
Diferente de exames de urina ou sangue, cuja janela de detecção é de poucos dias, o exame por fios capilares ou pelos corporais oferece um histórico prolongado detalhado do consumo de drogas, sendo o método de maior confiabilidade para fins ocupacionais e legais.
Como funciona o exame por cabelo ou pelos corporais
O processo de coleta deve seguir rigorosos padrões técnicos: inicialmente, identifica-se o comprimento do cabelo disponível, que deve alcançar pelo menos 4 centímetros próximos à raiz, quantidade mínima para cobrir os testes feitos no laboratório. Caso o cabelo seja insuficiente, situação comum em homens, são coletados pelos corporais como axilas, pernas, tórax e outros. Nesse caso, os pelos devem ter uma quantidade equivalente a uma bola de algodão.
A amostra é colhida conforme orientações da legislação e encaminhada ao laboratório. Após análise, o resultado é validado por um médico especializado e disponibilizado na área do cliente. Em poucos dias, o motorista tem acesso ao laudo médico, descrito de forma clara e objetiva, informando se houve detecção de substâncias psicoativas e quais foram os elementos identificados.
O exame toxicológico nas empresas
A legislação brasileira exige que empresas que empregam motoristas profissionais nas categorias C, D e E submetam seus colaboradores ao exame toxicológico de larga janela de detecção nas seguintes situações:
- Admissão: antes de iniciar as atividades, o colaborador comprovadamente apto garante à empresa maior segurança operacional e diminui riscos de acidentes por influência de substâncias psicoativas;
- Demissão: o exame no momento do desligamento, independentemente do motivo ser voluntário ou não, assegura que não haja pendências relacionadas ao uso de drogas no momento da saída, preservando a imagem da empresa e evitando litígios trabalhistas;
- Randômico: a seleção aleatória de motoristas, realizada por sistema acreditado na ISO 24153:2009, impede previsibilidade e desestimula o uso indevido de substâncias. Esse sorteio, totalmente automatizado pela plataforma da LABEST, deve testar todos os motoristas contratados no período de 2 anos e 6 meses.
Cumprir essas etapas não é apenas uma exigência legal, trata-se de uma estratégia de gestão de pessoas e de mitigação de riscos, que protege a integridade física dos colaboradores e a reputação da empresa, reduz custos com acidentes e possíveis sanções.
O exame toxicológico dos motoristas
O motorista que possui CNH nas categorias C, D ou E, ou deseja adicioná-las à sua habilitação, precisa apresentar o exame toxicológico nas seguintes ocasiões:
- Adição de categoria: o condutor com habilitação AB ou B que busca subir para as categorias C, D ou E deve comprovar, entre outros exames, a aptidão toxicológica;
- Renovação da CNH: a cada renovação de carteira nessas categorias, o exame toxicológico é exigido para confirmar que o profissional permanece apto, conforme determina o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN);
- Periódico: mesmo sem vínculo empregatício, o motorista autônomo deve repetir o exame a cada 2 anos e 6 meses. A não realização dessa periodicidade pode acarretar multas e até a suspensão do direito de dirigir.
Para todos os cenários, a LABEST simplifica todo o processo: a compra do exame é realizada pelo site, que indica os pontos de coleta mais próximos, sem ser necessário agendamento e a entrega do laudo é feita digitalmente, poucos dias após a coleta.
Plataforma LABEST: toda a gestão do toxicológico em um só lugar
A evolução da LABET para LABEST simboliza, além da nossa transformação, a nossa busca por oferecer uma solução completa para empresas, clínicas e motoristas. A plataforma LABEST reúne:
- Compra simplificada: escolha o motivo de realizar o exame toxicológico e selecione a forma de pagamento que melhor se adapta ao seu orçamento;
- Sorteio credenciado: para atender as empresas, desenvolvemos uma plataforma certificada para realização de exames randômicos, com emissão automática de sorteios;
- Coleta imediata: seleção imediata dos laboratórios e clínicas parceiras espalhadas por todo o Brasil para realizar a coleta do exame;
- Laudo médico: notificação por e-mail e acesso ao laudo no portal, com opção de download em PDF;
- Dashboard: disponível para empresas, a plataforma apresenta indicadores, controle de prazos, alertas e relatórios para apoiar tomadas de decisão e facilitar o dia a dia.
Essa jornada totalmente digital reduz tempo e custo operacional, evita falhas de comunicação e mantém todas as informações registradas de forma segura.
Laboratórios e clínicas podem fazer exame toxicológico?
A LABEST oferece ainda aos laboratórios ou clínicas de saúde ocupacional a possibilidade de se tornarem parceiros de coleta. Ao aderir à nossa rede, as unidades:
- Ampliam o portfólio de serviços, agregando o exame toxicológico de larga janela de detecção, que está em constante crescente no país;
- Garante fluxo adicional de pacientes e receita extra;
- Recebe treinamentos técnicos e material de apoio para padronizar processos de coleta e qualidade analítica, assegurando conformidade com as normas vigentes;
- Conta com equipe de atendimento dedicada e sistema de gestão simples, que facilita a compra e todas as etapas necessárias para a coleta dos exames.
Faça seu exame toxicológico com a LABEST
Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, garantir a segurança no trânsito e o cumprimento das normas não é apenas uma obrigação legal, mas um diferencial estratégico. O exame toxicológico de larga janela de detecção, realizado pela LABEST, oferece a precisão necessária para avaliar o histórico de uso de substâncias psicoativas, protegendo vidas, ativos e a reputação de empresas e profissionais.
Se você é gestor de uma frota, profissional de saúde ocupacional, laboratório ou motorista autônomo, convidamos você a conhecer a plataforma LABEST. Simplifique a gestão de exames toxicológicos, amplie sua rede de atendimento e mantenha total conformidade com a legislação. Acesse nosso site, descubra como funcionam nossos serviços e adquira hoje mesmo o exame toxicológico que fará a diferença na segurança e tranquilidade do seu dia a dia.