Dirigir por estradas nem sempre com boas condições, cumprir prazos de entregas, transportar cargas de alto valor e lidar com medo de assaltos, essa é a rotina de muitos motoristas, principalmente os caminhoneiros. Por isso, é comum que eles recorram a medicamentos que aliviam a ansiedade e tensão para aguentar a rotina, como o Diazepam.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo para tirar as principais dúvidas sobre Diazepam, já que sono e direção não podem se misturar, ainda mais para quem dirige caminhão, veículo maior e mais pesado do que carros de passeio. Inclusive, é por esse motivo que existe o exame toxicológico, que pode impedir a renovação da CNH de quem utiliza medicamentos impróprios.
O que é o Diazepam?
Trata-se de um medicamento usado para ajudar a controlar a ansiedade, o nervosismo, a insônia e os espasmos musculares. Ele pode ser útil para pessoas que estão passando por situações estressantes, como um longo período de direção, ou que tenham dificuldade para dormir.
Isso porque o Diazepam age diretamente no sistema nervoso central, deixando o cérebro mais relaxado. Apesar dos benefícios, não pense que ele pode ser tomado por qualquer pessoa e a qualquer momento, já que pode causar dependência e outros efeitos.
Este medicamento é parecido com outros remédios tarja preta, como o clonazepam, também chamado Rivotril, já que ambos servem para tratar ansiedade e prevenir alguns tipos de convulsões.
Para que serve o Diazepam?
Esse medicamento permite tratar diversos problemas de saúde, incluindo:
- Ansiedade;
- Insônia associada a ansiedade, especialmente quando outros medicamentos não funcionam;
- Espasmos musculares, como cãibras nas pernas. Incômodo bastante comum em quem passa muitas horas dirigindo;
- Tensão muscular depois de passar por procedimentos médicos, como cirurgias;
- Abstinência alcoólica.
Quanto tempo dura o efeito do medicamento e quem pode tomar o Diazepam?
Após tomar o medicamento, os efeitos são sentidos entre 15 a 45 minutos e duram de 2 a 3 horas, quando consumido via oral. Se injetado na veia, a duração do Diazepam é maior, podendo perdurar entre 6 a 8 horas.
Qualquer pessoa a partir dos 12 anos pode tomar esse medicamento. Porém, todos precisam de prescrição médica para consumir o Diazepam, já que ele tem várias contraindicações e efeitos colaterais.
Quais são as contraindicações do Diazepam?
Esse medicamento não deve ser tomado por pessoas com alergia aos benzodiazepínicos, componentes da fórmula. O Diazepam também pode agravar certas condições médicas, como insuficiência respiratória, hepática e renal, além de glaucoma agudo. Logo, é importante informar ao médico se você tem algum desses problemas ou outros que possam afetar o uso seguro do medicamento.
Além disso, gestantes, mulheres que estão amamentando, idosos e indivíduos diagnosticados com apneia do sono não podem tomar Diazepam.
Outra contraindicação do medicamento é dirigir após ou durante o consumo dele. Inclusive, se você utiliza outros medicamentos, como vitamina C e antidepressivo, a combinação com Diazepam pode atrasar ou sabotar o tratamento.
O Diazepam dá sono?
Sim, o Diazepam pode causar sonolência e outros efeitos colaterais que afetam a direção segura. Isso ocorre porque ele age desacelerando o cérebro. Além da sonolência, outros possíveis colaterais do Diazepam são tontura, fraqueza, fadiga etc.
Por esse motivo, você não deve dirigir enquanto estiver tomando Diazepam, a menos que o seu médico autorize. Afinal, isso pode aumentar o risco de acidentes de trânsito.
Pode tomar Diazepam sem receita médica?
Assim como os remédios tarja preta, o Diazepam é um medicamento que precisa de um profissional de saúde para indicar se é necessário tomar a substância ou se existem alternativas mais leves recomendadas.
Além disso, o médico é o responsável por indicar a dosagem necessária para o tratamento e o período de consumo. Afinal, ao tomar a dosagem inadequada, ela pode não fazer efeito e/ou prejudicar a saúde do paciente, principalmente se usada por um longo período.
Quais os riscos de tomar a medicação sem receita médica?
Um dos principais riscos é a dependência e/ou tolerância ao medicamento. Isso significa que o paciente pode precisar de doses cada vez mais fortes para sentir os efeitos, elevando os riscos de problemas de saúde.
Além disso, a tolerância pode levar a sonolência extrema e a incapacidade de motoristas dirigirem, mesmo quando já estão anos rodando nas estradas, já que o Diazepam reduz a concentração e até a força muscular.
Em caso de dependência, por exemplo, a suspensão repentina do Diazepam pode causar sensação de abstinência, e gerar sintomas como ansiedade, irritabilidade, insônia e tremores. Outro problema no uso inadequado do medicamento é o risco de overdose, especialmente se combinado com álcool ou outros sedativos.
Diazepam é detectado no exame toxicológico?
O Diazepam não é incluído no painel de análise do exame toxicológico para a CNH. Isso porque o exame, obrigatório para fins de habilitação, é focado em identificar substâncias psicoativas que comprometam a capacidade de conduzir veículos com segurança, como rebite e outras medicações de alto risco.
No momento da coleta de cabelo ou pelo para o exame, é fundamental informar ao profissional sobre o uso de medicamentos contínuos, para que esses dados sejam registrados no formulário. Caso essa informação não seja fornecida durante a coleta, é possível anexar a receita médica pelo site da LABEST, garantindo a comprovação do uso dos medicamentos.
Faça seu exame toxicológico com a LABEST
Conforme visto, o Diazepam pode dar sono e impactar a capacidade de dirigir. Afinal, ele altera a coordenação ao volante com segurança, embora ajude a controlar sintomas comuns em muitos motoristas, como ansiedade e insônia.
Entretanto, ao tomá-lo como medicamento controlado, ainda é possível renovar a CNH. Mas para isso, é importante fazer o exame toxicológico em um laboratório de qualidade e confiança, como a LABEST, que garante resultados rápidos e precisos.
Principais dúvidas sobre o tema
Quantas horas o Diazepam faz dormir?
O efeito do Diazepam na duração do sono pode variar, mas geralmente tem uma meia-vida de cerca de 20-100 horas, com efeitos sedativos que podem durar várias horas.
Pode tomar o Diazepam para dormir?
O Diazepam pode ser prescrito para problemas de sono, como insônia decorrente de ansiedade, mas seu uso deve ser decidido por um profissional de saúde devido ao risco de dependência e efeitos colaterais.
Para que é indicado o uso do Diazepam?
O Diazepam é indicado para tratar condições como ansiedade, insônia, convulsões e espasmos musculares, sendo prescrito por profissionais de saúde.
Qual o melhor remédio para dormir Diazepam ou Clonazepam?
A escolha entre Diazepam e Clonazepam para problemas de sono depende das necessidades individuais e da orientação de um profissional de saúde, pois ambos são benzodiazepínicos com efeitos sedativos, mas têm diferenças em termos de duração de ação e indicações específicas.