Existem algumas diferenças entre o caminhoneiro autônomo e o caminhoneiro contratado por empresa. O autônomo é dono do próprio negócio, tendo mais liberdade, mas também maiores responsabilidades financeiras.
Um caminhoneiro autônomo pode decidir como realizar as demandas, escolher os clientes e determinar seus horários de trabalho. Porém, isso também significa que ele será responsável por todas as partes do trabalho, desde conseguir clientes até lidar com custos e impostos.
Neste conteúdo, vamos esclarecer mais sobre o funcionamento do trabalho de um caminhoneiro autônomo e o que precisa ser feito para se tornar um.
Como virar um caminhoneiro autônomo?
Para ser um caminhoneiro autônomo, é preciso seguir alguns passos e preencher certos requisitos:
- Habilitação (CNH)
O primeiro passo é ter a carteira de motorista específica para dirigir caminhões. Trata-se da CNH nas categorias C, D ou E, com elas é possível conduzir veículos como os de carroceria única, articulados e outros.
Para isso, é preciso começar com a CNH na categoria B. Após um ano, pode-se passar para a C, caso não tenha infrações nem reincidências. Posteriormente, é possível seguir para a categoria E, após mais um ano.
Seja na categoria C, D ou E, é obrigatório passar por um exame toxicológico para emitir a CNH. Além disso, esse tipo de exame deve ser repetido a cada 2 anos e 6 meses para manter a validade e na renovação da habilitação.
A LABEST oferece a realização do exame toxicológico exigido pela legislação, com laudos rápidos e laboratórios parceiros por todo o país.
- Caminhão próprio ou da empresa
Para ser um caminhoneiro autônomo, é possível usar o próprio caminhão ou alugar um veículo de alguma empresa. Caso ainda não tenha, é importante optar por um veículo que seja confortável e que não consuma tanto combustível.
Assim, se preferir comprar o próprio caminhão, o próximo passo é escolher entre veículo novo ou usado. Os novos geralmente vêm com garantias e tecnologias mais recentes, proporcionando mais confiabilidade e eficiência. Além disso, tendem a exigir menos manutenção nos primeiros anos. Por outro lado, um caminhão usado pode ser uma opção mais acessível em termos de custo inicial, desde que esteja em boas condições.
A Consulta Veicular da LABEST é uma grande aliada nesse momento, uma ferramenta que ajuda a verificar histórico de multas, sinistros, quilometragem, passagem por leilão e muito mais.
- Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC)
É obrigatório obter o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC) para atuar como caminhoneiro autônomo. Para isso, basta se cadastrar na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), eles irão fornecer um número que precisa ficar visível no caminhão. Sem esse registro, o condutor pode acabar irregular no trânsito.
- Planejamento financeiro
Saiba quanto vai gastar com combustível, manutenção, impostos e quanto espera ganhar. Isso é fundamental para garantir que o negócio seja rentável.
Primeiro, calcule quantos quilômetros por litro o veículo faz. Em seguida, multiplique pelo preço do Diesel para estimar o gasto com combustível. Pense também nos cuidados com o caminhão: troca de óleo, pneus e demais gastos, assim será possível estimar o gasto médio por mês.
Além disso, calcule os impostos que precisa pagar, como IPVA, seguro e outros tributos, isso depende do estado e do tipo de carga. Depois, pense no faturamento: quanto é esperado ganhar por viagem? Assim é possível planejar o “salário” que pretende ter por mês.
- Contratos e clientes
Como caminhoneiro autônomo, é preciso conseguir contratos com empresas que demandam transporte de carga. Seguem algumas dicas que podem ajudar:
- Networking: na estrada, as conversas entre caminhoneiros são valiosas. Preste atenção em grupos e redes sociais da categoria, muitas vezes surgem boas oportunidades de frete;
- Parcerias locais: converse com empresas da região, elas podem preferir fechar com alguém local e isso pode garantir fretes constantes;
- Carteira de clientes: construa sua própria clientela. Se fizer um trabalho de qualidade, o boca a boca funciona e uma empresa satisfeita tende a te chamar novamente;
- Atenção às temporadas: algumas cargas têm época certa, como safras agrícolas. Fique de olho nos períodos de aumento de demanda;
- Abordagem direta: procure ir até empresas que precisam de transporte, apresentando seus serviços e vantagens. Um contato pessoal pode fazer diferença;
- Documentação em dia: mantenha tudo certinho, como RNTRC e CNH. Isso demonstra profissionalismo e confiabilidade;
- Flexibilidade e disponibilidade: às vezes, estar disponível para pegar um frete de última hora abre portas.
- Organização de rotas e tempo
Antes de cair na estrada, sente um pouco e planeje a rota. Isso ajuda a gerenciar melhor o tempo, cumprir prazos e evitar problemas com clientes. Utilize aplicativos e fontes confiáveis para conferir as condições das estradas e pontos de parada.
Outro lembrete importante: antes de pegar a estrada, verifique se o caminhão está em boas condições para evitar imprevistos. Uma manutenção preventiva pode ser uma aliada na organização de rotas e no cumprimento de prazos.
Faça uma Consulta Veicular com a LABEST
Como visto, ser caminhoneiro autônomo exige planejamento, organização e atenção à legislação, desde manter a CNH e o exame toxicológico em dia, até o registro no RNTRC e o cuidado com a frota.
Para reduzir riscos e tomar decisões mais seguras, principalmente na compra de veículos usados, faça a Consulta Veicular da LABEST: ela reúne informações essenciais sobre histórico do veículo, alienação fiduciária, sinistros e multas, ajudando você a comprar com mais confiança.
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